quinta-feira, 9 de outubro de 2008

CHAVES GRITA: SOU TEU MANINHO!




“Sou Teu Maninho! Um Grito Marajoara” foi uma das quarentas histórias selecionadas em todo o Brasil, pelo Projeto Revelando os Brasis, do Ministério da Cultura. A história é de autoria do professor Daniel Vieira Correa, único paraense participante. “Sou Teu Maninho!” retrata a vida do povo marajoara sob a ótica de uma jovem de 15 anos, que juntamente com a família passam três dias viajando de Chaves, Ilha do Marajó, até a capital Belém, em busca de recursos médicos. Nessa viagem, a personagem Natiara vai se dando conta da realidade e de quão sofrido e isolado é o povo marajoara, principalmente, do extremo norte da ilha.
O vídeo “Sou Teu Maninho!” é recheado de dramas fortes, como o escalpelamento, o assalto às embarcações, a gravidez precoce e a prostituição de meninas ribeirinhas, além de enfatizar o desconforto desumano nesses tipos de embarcações. Segundo o diretor, o vídeo pretende ser o grito do povo marajoara, que ecoará para além das fronteiras da ilha. Sou teu Maninho significa sou teu irmão, significa que no marajó existe mais que búfalos, Soure ou Salvaterra, existe um povo que grita por socorro, que vive, que sonha e que quer ser ouvido e respeitado como cidadão.
As gravações do vídeo duraram seis dias. A equipe de gravação e elenco viveram todos os dramas que a história conta, na viagem real de Chaves até Belém. Passaram quatro dias gravando em Chaves e dois dias em viagem dentro do barco. Sofreram as fortes maresias e o desconforto desumano, além de verem e sentirem de perto a luta diária do povo para amenizar o isolamento e o acesso à Capital.
O Curta terá 15 minutos de duração e conta ainda com uma trilha sonora original, composta por Daniel, “aliada as belas imagens em contraste com o sofrimento, vai arrancar lágrimas e o paraense, brasileiro e marajoara vão se ver desnudados, frente a frente, no grande e mágico espelho da tela do cinema”, afirma o diretor.
“Sou teu Maninho! Um Grito Marajoara”, tem previsão de estréia em novembro no canal Futura e, no primeiro semestre de 2009, em Belém e Chaves, depois participará de festivais de cinema no Brasil e exterior.

Nenhum comentário: